
Pintura com lápis de cor – saiba tudo antes de comprar
Uma das alternativas da pintura é o trabalho com lápis de cor aquarela profissional - técnica intermediária entre o desenho e a pintura propriamente dita. Muito utilizado pelos artista do século passado, os lápis de cor constituem um material de desenho e pintura simples e acessível - e com eles podem ser elaboradas obras de grande precisão, embora de execução relativamente lenta.
Antes de falarmos das características da técnica com lápis de cor profissional, é importante fazer uma distinção entre dois conceitos: o que é colorir e o que é pintar com lápis de cor. Veja:
- Colorir é simplesmente cobrir um desenho com cor, sem nenhuma técnica de desenho, sombra e luz, pode até ser um desenho impresso.
- Pintar é conseguir um equilíbrio entre as técnicas de desenho, cores, sombra e luz.
Sem predomínio de um ou de outro - ou seja, na pintura as cores adquirem forma.
Lápis de cor - escala cromática
As cores dos lápis são misturadas no próprio suporte em que é feita a pintura e não sobre um acessório, como a paleta usada nos trabalhos a óleo.
Para nos familiarizarmos com os recursos desta técnica, propomos um exercício simples: a obtenção de uma escala cromática partindo das três cores primárias - vermelho, amarelo e azul. A ilustração abaixo servirá para orienta-lo(a), indicando a ordem em que as cores devem aparecer.
Fazemos algumas recomendações: 1) deve-se começar sempre do tom mais claro para o mais escuro, acentuando progressivamente a intensidade das cores; 2) respeitar a textura do papel, não a pressionando excessivamente com a ponta do lápis; 3) não apagar com borracha a área pintada.

Tipos de lápis de cor
Há diversos tipos de lápis de cor, classificados segundo o grau de dureza da ponta - que depende do aglutinante usado em sua composição.
Os lápis mais duros são utilizados quando se quer dar maior precisão e nitidez ao trabalho; os mais macios, quando se procuram efeitos mais difusos; os lápis de cor aquareláveis, funcionam como lápis de cor comum, mas permitem criar efeitos de aquarela. Após a utilização do lápis seco, aplica-se água para dar efeitos mais fluidos, menos definido, e criar aguadas coloridas. Despis de seco, você pode acrescentar mais cores e detalhes, usando o lápis seco novamente.
Lápis de cor macios: são os mais oleosos; contêm uma maior quantidade de cera (aglutinante).
Lápis de cor médios: composto de cera virgem, resina e terebintina (ou aguarrás) em pequenas proporções, são os mais conhecidos e usados.
Lápis de cor duros: solúveis em água, sua composição e muito parecida com a da aquarela, que tem como aglutinante a goma-arábica.
Lápis de cor profissional, comprar barato. Acesse: http://oferta.vc/lapis-de-cor-profissional
Ricardo Alves
Artista, empreendedor, prof. de desenho e pintura com mais de 15 anos de experiência. Blogueiro sempre em busca de novidades e técnicas para compartilhar aqui.

A História da Arte Linha do Tempo Resumo
Você pode gostar

Tipos de pincéis para pintura artística
17/06/2019
Cursos de desenho e pintura para iniciante PDFs grátis
05/06/2020