A História da Arte na Linha do Tempo – Breve Resumo dos Períodos
Aprenda rápido e fácil a história da arte na linha do tempo num breve resumo. Entenda de forma simplificada os principais movimentos artísticos de cada época.
📍 Para facilitar ainda mais seus estudos sobre os períodos da história da arte, assista também os vídeos que deixamos no final deste post.
A História da Arte Breve Resumo
A gênese da pintura vem dos homens das cavernas e se manifestou por meio dos movimentos artísticos ao longo do tempo, com referências marcantes e diferenciadas.
Por intermédio da luz, das cores e das formas e possível expressar a concepção do mundo, afinal, a pintura nada mais é do que a manifestação artística mais conhecida de público.
Este segmento vive hoje um momento assinalado por grande liberdade estilística e cultural, chamado por muitos de período pós-moderno, no qual e possível coexistirem diversas tendências do passado.
Para retratar esse fenômeno, estão relacionadas a seguir os principais movimentos artísticos, de forma concisa, complementadas por datas que assinalam as épocas nas quais foram feitos seus primeiros registros na história.
A História da Arte Linha do Tempo com Imagens
História da Arte Rupestre (20.000 a.C.)
Considerada a expressão artística mais antiga da humanidade, foi realizada em cavernas, grutas ao ar livre. Para criar figuras foram usados corantes naturais, foram usados corantes naturais, fabricados a partir da terra, e a tonalidade preta era obtida do carvão vegetal. Acredita-se que esses símbolos profunda importância para sociedade pré-histórica, desempenhando talvez uma função mágica ou até mesmo ritualística.
Desde que a humanidade tem consciência de si mesma, ela cria arte para representar esse eu. As primeiras pinturas rupestres que conhecemos foram criadas há cerca de 40.000 anos. Encontramos pinturas e desenhos da atividade humana do Paleolítico sob rochas e em cavernas. Não podemos realmente saber a razão pela qual esses primeiros humanos começaram a produzir arte. Talvez a pintura e o desenho fossem uma forma de registrar suas experiências vividas, de contar histórias para crianças pequenas ou de transmitir sabedoria de geração em geração.
História da Arte Egípcia (3.000 a.C.)
Os artistas estavam mais interessados na arquitetura e na escultura, por isso muitas pinturas que ainda permanecem são decorações de tumbas – motivo de conservação. As figuras são essencialmente simbólicas e seguem rígidos padrões de representação, mostradas de ângulos que as identificam facilmente em uma escala que se baseava na hierarquia [assista o vídeo no final do post].
História da Arte Grega (Século 9 a.C.)
História da Arte Romana (Século 8 a.C.)
História da Arte Gótica (Século 13)
Renascimento (Século 14)
Período que marcou o final da Idade Média e começo da Idade Moderna, no qual as telas conquistaram um espaço cênico, suportado por princípios matemáticos e pelas perspectivas linear, rigorosa e científica que permitiram um tratamento real do espaço e da luz.
Barroco (Século 16)
Rococó (Século 17)
Neoclassicismo (Século 18)
Romantismo (Século 18)
Realismo (Século 19)
Impressionismo (Século 19)
Fauvismo (Século 20)
Expressionismo (Século 20)
Cubismo (Século 20)
Futurismo (Século 20)
Dadaísmo (Século 20)
Abstracionismo (Século 20)
Surrealismo (Século 20)
Op–art (Século 20)
A expressão vem do inglês opticalarte e significa “arte óptica”, que defendia menos expressão e mais visualização. Apesar do rigor com qual é construída, surgiu em 1950 e simboliza um mundo precário e instável, que se modifica a cada instante, porém excessivamente cerebral e sistemático mais próximo das ciências do que das humanidades.
Pop-art (Século 20)
História da Arte no Brasil
A história da arte brasileira surgiu da mistura de outros estilos e tem início desde o período da Pré-História, com vários sítios arqueológicos espalhados pelo território. Também destaca-se a arte indígena, que é notada desde a época do descobrimento do Brasil, com expressões artísticas muito características das tribos, como danças, rituais, objetos, etc.
A chegada dos portugueses e dos europeus também trouxeram com eles grandes transformações, como o estilo barroco, ligado ao catolicismo.
A pintura acadêmica, também no século XIX, na arte brasileira, retrata a riqueza clássica, sendo que era refletido um padrão de beleza ideal (padrões propostos pela Academia de Belas Artes).
Já no início do século XX, presenciamos o Modernismo Brasileiro, marcado inicialmente pela Semana de Arte Moderna. E, antes disso, o Expressionismo já começa a chegar ao Brasil e fazer história com Lasar Segall (1891-1957) que contribui para o Modernismo. [fonte: História da Arte no Brasil: significados.com.br].
Vídeos: Períodos da História da Arte
História da Arte Resumo em 20 Minutos
Breve Explicação Sobre História da Arte
História da Arte Egípcia
Se este post sobre A Breve História da Arte Resumo te ajudou, por favor, deixe o seu comentário, compartilhe com mais pessoas. Obrigado!
Tags:
abstracionismoarte egípciaarte góticaarte gregaarte romanaarte rupestrebarrococubismodadaísmoexpressionismofauvismofuturismohistória da artehistória da arte linha do tempohistória da arte no brasilhistória da arte resumohistoria da pinturaimpressionismoneoclassicismoo estudo da história da arte é um meio de compreenderop-artperiodos da historia da artepop-artquais são os períodos da história da arterealismorenascimentoresumo história da arte pdfrococóromantismosurrealismoRicardo Alves
Artista, empreendedor e criador de conteúdo. Mais de 17 anos de experiência, hoje trabalho 100% pela internet usando o Marketing Digital para promover os produtos FONTE DE ARTE.
Gostei muito. Resumido e direto ao ponto. Obrigado!