Cavalete de pintura em tela e desenho
Blog,  Desenho,  Pintura

Tipos de cavaletes de pintura e desenho

Comente, avalie e compartilhe!

Modelos de cavaletes de pintura em tela e desenho

Eles sustentam a tela e determinam a firmeza dos traços e a entrada correta da luz. Para que a obra seja bem feita, considerada profissional, é preciso que o artista tenha talento, criatividade e técnica. Usar materiais adequados também contribui para a qualidade do trabalho. Assim, os cavaletes de pintura em tela são indispensáveis, pois, além de garantirem o apoio da pintura, a entrada adequada da luminosidade sobre a tela e a firmeza do quadro. Este instrumento também colabora para o conforto do profissional, que pode regulá-lo para sua maior comodidade enquanto trabalha.

Na hora de adquirir um cavalete para pintura em tela, o artista deve ter em mente como e onde o usará. Para pintura ao ar livre, o ideal são os leves compactos para carregar e fáceis de montar e desmontar. Para o uso em ateliê, são recomendados os maiores e com boa estabilidade, mas que sejam fáceis transportar de um lado para o outro, para ajustar de acordo com a luz mais adequado no momento da pintura. Os instrumento devem ter fácil ajuste ao tamanho da tela e devem prende-la muito bem para que ela não se desloque ao receber pinceladas mais vigorosas.

Cavalete de pintura em tela - limpeza e conservação

Os cavaletes de pintura feitos de metal são mais fáceis de serem higienizados, pois com apenas um pano seco é possível remover as sujeiras e a poeira que se acumulam sobre a superfície.

Os de madeira, além de um pano embebido em aguarrás para remover resquícios de tinta a óleo, hidratação com óleo de peroba ou cera, para evitar danos á matéria-prima. Em alguns casos, uma espátula chata também é útil na hora de remover as camadas de tinta que caem sobre o cavalete. Porcas, parafusos e dobradiças também devem ser lubrificadas constantemente com óleo ou vaselina para proteger da ferrugem e outros danos.

Os cavaletes devem ser guardados em locais arejados, fechados e apoiados cuidadosamente.

Cavalete para pintura em tela - modo de usar

Na hora da comprar seu cavalete para pintura em tela, prefira aqueles com altura regulável para evitar problemas de postura.

A tela deve ficar ajustada de modo que o artista tenha a visão de seu centro, na altura os olhos, e de tal forma que seus braços alcancem toda superfície. Para telas grandes, é preciso regular o cavalete constantemente. Os instrumentos devem ser dispostos onde haja melhor incidência de luz, desde que a claridade não ofusque a visão com reflexos ou luz solar direta.

Cavalete de pintura em tela dobrável

Eles são leves, fáceis de armar e transportar. Eles comportam telas de até 80 cm de altura.

Cavalete para pintura estúdio

Pesados e feitos de madeira, eles são preparados para apoiar telas maiores. Por serem mais estáveis, são perfeitos para os quadros complexos, que demandam pinceladas firmes, pois mantêm a tela imóvel, mesmo que o artista aplique força sobre ela. Podem ser rígidos, dobráveis - com inclinação regulável, radiais, articulados, com banco acoplado ou combinados á mesa para desenhos.

Se você gostou destas dicas, por favor deixe seu comentário abaixo e compartilhe este post. Obrigado!

Aprenda a pintar uma bela paisagem passo a passo para iniciantes. Inscreva-se para acessar aula gratuita. Enviaremos os dados de acesso no seu email.

Comente, avalie e compartilhe!

Artista, empreendedor, prof. de desenho e pintura com mais de 15 anos de experiência. Blogueiro sempre em busca de novidades e técnicas para compartilhar aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *